top of page

Sobre

O I Congresso Internacional sobre Gestão Pública e Saúde pretende contribuir para a ampliação dos estudos e diálogos científicos, para além das fronteiras nacionais deforma a qualificar, aprofundar e adensar teórico-cientificamente o campo de produção de conhecimento, além de garantir um espaço que congregue a disseminação de pesquisas na área de gestão, tendo como elemento central o campo da política de saúde e sua gestão. Além disso visa, promover a articulação entre a academia e a gestão pública no campo da saúde, proporcionando um encontro rico para a geração e a utilização de conhecimentos científicos, assim como para a formulação e a implantação de políticas.

Visão Geral

A partir do final do século XX, o modelo de Estado nos países centrais e periféricos têm-se desenhado nas mais variadas formas e consequentemente exerce influência na implementação da política de saúde, seja no âmbito público ou privado. Nesta perspectiva, os desafios colocados por essa transformação têm modificado as estratégias de alocação de recursos, a formação da agenda, as formas de atenção, a oferta dos serviços, bem como as estratégias utilizadas para buscar a efetividade e a eficiência dos trabalhadores do setor. Discutir a gestão da política de saúde, de natureza pública ou privada na atualidade constitui-se um importante exercício de reflexão sobre o mundo de hoje.

O I Congresso Internacional sobre Gestão Pública e Saúde  (I CIGEPS) pretende contribuir para a ampliação dos estudos e diálogos científicos, para além das fronteiras nacionais de forma a qualificar, aprofundar e adensar teórico-cientificamente o campo de produção de conhecimento, além de garantir um espaço que congregue a disseminação de pesquisas na área de gestão, tendo como elemento central o campo da política de saúde e sua gestão. Espera-se que esta interlocução proposta pela Universidade de Brasília e com a participação de outras instituições nacionais e internacionais, seja fundamental para estimular a discussão e possíveis implementações de ações inovadoras no campo da gestão dos serviços de saúde no Distrito Federal. Argumenta-se que este congresso científico contribua para a pesquisa e produção de conhecimento, bem como a disseminação de estratégias academicamente testadas que possam despertar a formação profissional e exercício profissional dos trabalhadores da área de saúde.

​

De forma direta, o I CIGEPS tem por objetivos:

​

  1. Estimular a discussão sobre a gestão pública e política pública de saúde, a partir da perspectiva da comunidade científica e dos profissionais que atuam no âmbito da gestão pública.

  2. Disseminar e discutir as boas práticas de gestão pública que contribuem para a melhoria do desempenho da política pública de saúde, a partir de contextos locais, regionais, nacionais e internacionais.

  3. Estimular maior integração entre a comunidade científica e os profissionais que atuam no setor saúde, encorajando o desenvolvimento de pesquisas aplicadas que agreguem valor à gestão pública, aos trabalhadores e a sociedade em geral.

Eixos Temáticos

Eixo 1- MODELOS DE GESTÃO E GOVERNANÇA EM SAÚDE

 

 Este eixo temático lança o desafio de pensar, de forma relacional e compreensiva, as políticas de gestão em saúde a finalidade de estimular a discussão de fenômenos contemporâneos. Para isso, reconhece as questões relacionadas ao processo de definição da agenda, formulação, implementação e avaliação da política em saúde destacando o envolvimento de seus diferentes atores no território, incluindo-se as parcerias público-privadas. Este último entendido aqui como o espaço dinâmico, concreto e abstrato onde ocorrem as trocas materiais e há o exercício da vida.

​

Eixo 2 - GESTÃO DE PESSOAS NO SISTEMA DE SAÚDE

 

Nesta temática, procura-se refletir sobre o desafio dos gestores públicos para desenvolverem práticas de Qualidade de Vida no Trabalho nos sistemas de saúde, bem como discutir estratégias que contemplem a eficácia, eficiência e efetividade dos trabalhadores que atuam nos sistemas de saúde no setor público e privado.

​

Eixo 3 - AVALIAÇÃO ECONÔMICA EM SAÚDE

 

Este eixo temático discutirá Metodologias e estudos para orientar a aplicação de métodos de avaliação; metodologias para apuração de custos ou para análise de custo-efetividade; avaliação e incorporação de tecnologias de saúde (processos, medicamentos, equipamentos, materiais); avaliação de processos, de políticas, programas e ações de saúde. Além disso, este eixo discutirá no âmbito da administração pública os critérios para alocação de recursos; fontes de financiamento e necessidades de financiamento.

​

Eixo 4- ESTUDOS COMPARADOS DA POLÍTICA PÚBLICA DE SAÚDE

 

 Este eixo temático discutirá aspectos teóricos e conceituais de estudos em perspectiva comparada sobre as relações entre organizações da saúde internacional e seus programas e as políticas de saúde brasileiras, em particular estudos orientados pela explicitação dos fundamentos teóricos, das áreas de comparação e dos procedimentos investigativos que sustentam a eleição do estudo comparado como método de pesquisa.

​

Eixo 5 - TEORIAS E METODOLOGIAS APLICADAS À AVALIAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE

 

Este eixo constitui a promoção da discussão de teorias e metodologias de avaliação como instrumento de apoio às decisões necessárias à dinâmica dos sistemas e serviços de saúde. Contemplam-se neste eixo, estudos que abordem a qualidade dos serviços, modelos de análise, a estratégia e instrumentos de monitoramento utilizados na implementação das políticas de saúde, desde a implantação de serviços e programas até o acompanhamento do seu desenvolvimento.

bottom of page